HORÁRIO DE ÔNIBUS

COMO CHEGAR

POUSADAS

HISTÓRIA

LUGARES


..........................................

História
Lidice16:50:00



INTRODUÇÃO 

Lídice é uma pequena cidade situada no sul do estado do Rio de Janeiro a 170 km de distância da capital fluminense e a 40 km de Angra dos Reis, em plena serra do mar a uma altitude em torno de 540m, onde o ponto mais alto, é a Pedra Chata com 1.600m de altitude, possui um ótimo clima com muito sol no verão proporcionando passeios pelas cachoeiras e um inverno típico de serra com temperaturas baixas e agradáveis, possui uma extensa Bacia hidrográfica, com inumeras nascentes de rios de águas cristalinas com dezenas de cachoeiras.


 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da cidade de Lídice começa a partir da ordem do imperador de Portugal de criar uma estrada para transportar o ouro para São Paulo, a estrada deveria passar afastada do mar para evitar ações de piratas.
Atendendo a esta solicitação, o Governador da Capitania do Rio de Janeiro concedeu terras para incentivar os trabalhadores se fixar na região. Motivo pelo qual, Manoel Portugal estabeleceu-se em uma localidade chamada Capivary.
Fazendo com que surgisse a Fazenda de Santo Antônio do Capivary, que a partir daí foi crescendo até chegar à categoria de Vila. E passando a se chamar Vila de Santo Antônio do Capivary. Foi Também chamada de Vila do Parado devido ao nome de um dos rios que corta a cidade e que forma a bacia do Rio Piraí.



Em 1944 a cidade recebeu o nome de Lídice em homenagem a uma cidade arrasada pelos Nazistas.
Os moradores da Lídice original, na República Tcheca, eram suspeitos de abrigar os assassinos de um general de Hitler, comandante SS Reinhard Heydrich, morto num atentado em Praga em 1942. O líder nazista, entre outros atos de vingança contra a população civil tcheca, mandou fuzilar todos os homens da cidade maiores de 15 anos, encaminhou as mulheres para o campo de concentração de Ravensbruck e as crianças para reformatórios. Não contente, mudou o curso do rio e aterrou a cidade, que sumiu do mapa. Os países aliados então decidiram homenagear as vítimas, dando o nome de Lídice a uma cidade. A brasileira - antiga Santo Antônio do Capivari.